Serviços
Divulgação: inclui a produção de fotografias, a publicação na montra da APB, no site e no Facebook, bem como a realização de visitas aos imóveis.
Avaliação da viabilidade do arrendamento: realiza-se uma rigorosa análise da capacidade financeira dos inquilinos em função do valor da renda, de modo a minimizar eventuais riscos de incumprimento.
Elaboração do contrato: feito em coordenação directa com o núcleo de apoio jurídico, de modo a salvaguardar o cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis e eventuais especificidades manifestadas pelo proprietário.
Registo de contratos no Portal das Finanças: registam-se os contratos de arrendamento - os novos e os antigos -, etapa prévia à emissão de recibos eletrónicos, obrigatória de acordo com a legislação em vigor.
A APB encarrega-se da gestão do arrendamento dos seus associados, assegurando um controlo efectivo sobre todo o processo. Para o efeito, desenvolve as seguintes atividades:
- Cobrança de rendas e emissão de recibos eletrónicos;
- Atualização anual de rendas;
- Atualização extraordinária de rendas (NRAU);
- Emissão da declaração de IRS;
- Aplicação de multas por atraso no pagamento de rendas;
- Envio de notificações por falta de pagamento de rendas;
- Encaminhamento de processos de pré-contencioso e contencioso para o apoio jurídico;
- Gestão de reclamações dos inquilinos;
- Pedido de certidões e/ou licenças em nome do proprietário;
- Pagamento de taxas e contribuições.
Adicionalmente, o âmbito da gestão do arrendamento poderá ser alargado a outras atividades que sejam do interesse do proprietário, desde que a APB seja para tal mandatada.
Com o intuito de minimizar o tempo médio de arrendamento, no final de cada contrato, a APB realiza uma vistoria ao imóvel, fazendo um levantamento de eventuais necessidades de intervenção (limpeza, pequenas reparações ou obras). Nesta sequência, coloca ao dispor do proprietário a sua rede de contactos e parcerias, para que, através dela, este possa, de forma rápida e cómoda, realizar as intervenções necessárias, preparando, desde logo, o imóvel para novo arrendamento.
A APB disponibiliza um serviço de apoio jurídico em matéria de arrendamento que engloba:
- Esclarecimento de dúvidas;
- Consultoria;
- Patrocínio judiciário.
Abrange ainda outras questões imobiliárias, como:
Atos notariais: procurações; reconhecimento de assinaturas, termos de autenticação em contratos de compra e venda; constituição de propriedade horizontal; doações e/ou permutas; entre outros.
Outras matérias podem ser objecto de análise dos serviços.
As consultas jurídicas são feitas por um advogado com experiência reconhecida na área e realizam-se na sede da APB, estando as marcações sujeitas a agendamento prévio.
Em conformidade com as disposições legais em vigor, decorrentes da introdução do Decreto-Lei n.º 118/2013, a APB apenas publicita imóveis que possuam certificado energético. Com efeito, todos os anúncios publicados com vista ao arrendamento têm a menção à classe de eficiência energética do imóvel, obrigatória por lei.
Com o intuito de agilizar o processo de obtenção desta certificação, a APB disponibiliza um serviço que assegura a realização dos procedimentos necessários à emissão do certificado energético, recorrendo a Peritos Qualificados com quem estabeleceu parcerias.
No âmbito do protocolo assinado com a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), a APB disponibiliza, aos seus associados, um serviço de atendimento que visa agilizar procedimentos relacionados com a propriedade imobiliária e o urbanismo. A saber:
- Pedidos de licenciamento, certidões, autorizações e vistorias;
- Propriedade horizontal;
- Contrução;
- Obras;
- Alteração de uso, entre outros.
O atendimento é feito por um técnico da CMB e realiza-se mensalmente, na sede da APB. As marcações estão sujeitas a agendamento prévio.